em objetos 2D e 3D, movimentos de objetos em trilhas
com caminho pré-programado, contadores digitais ascendente,
e descendente, capturas de coordenadas da tela do scene,
desenhar e rotacionar objetos em 3D, pausar e iniciar ciclos,
arrastar objetos dentro da tela com o mouse,
arrastar objetos com o mouse e detectar colisões,
arrastar objetos 2D com as setas do teclado etc...
Agora vamos mostrar como arrastar uma esfera 3D
com as setas do teclado e em breve,
ensinaremos a detectar colisões destes objetos,
arrastando com as setas do teclado, e também ensinaremos
como arrastar imagens com as setas do teclado e o mouse.
depois disto todos os que acompanharam estes posts
estarão capacitados de criar seus próprios jogos com êxito.
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo um vídeo com o programa funcionando:
Veja abaixo o código do programa:
import javafx.application.Application;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.scene.*;
import javafx.scene.input.*;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.paint.PhongMaterial;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.shape.*;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontPosture;
import javafx.scene.text.FontWeight;
public class PROJETO extends Application {
private static int MOVE_ESFERA_X = 0;
private static int MOVE_ESFERA_Y = 0;
Group root = new Group ( );
Scene scene = new Scene ( root, 600, 300 );
Canvas canvas = new Canvas ( 600, 300 );
GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D ( );
// Desenhando uma
esfera
final Sphere esfera = new Sphere ( 40 );
// Criando o material da esfera
PhongMaterial cria_material = new PhongMaterial ( );
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void Informe ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.BOLD, 13 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "Por: ", 200, 230 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Samuel
Lima", 240, 230 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "sa_sp10@hotmail.com", 200, 245 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( " MUITO
OBRIGADO", 250, 280 );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
private void move_esfera ( ) {
scene.setOnKeyPressed ( new EventHandler < KeyEvent > ( ) {
@Override
public void handle ( KeyEvent event ) {
if ( event.getCode ( ) == KeyCode.RIGHT ) {
if ( MOVE_ESFERA_X <= 476 ) {
MOVE_ESFERA_X = MOVE_ESFERA_X + 5;
esfera.setTranslateX ( MOVE_ESFERA_X );
}
}
else if ( event.getCode ( ) == KeyCode.LEFT ) {
if ( MOVE_ESFERA_X >= 10 ) {
MOVE_ESFERA_X = MOVE_ESFERA_X - 5;
esfera.setTranslateX ( MOVE_ESFERA_X );
}
}
else if ( event.getCode ( ) == KeyCode.UP ) {
if ( MOVE_ESFERA_Y >= -10 ) {
MOVE_ESFERA_Y = MOVE_ESFERA_Y - 5;
esfera.setTranslateY ( MOVE_ESFERA_Y );
}
}
else if ( event.getCode ( ) == KeyCode.DOWN ) {
if ( MOVE_ESFERA_Y <= 140 ) {
MOVE_ESFERA_Y = MOVE_ESFERA_Y + 5;
esfera.setTranslateY ( MOVE_ESFERA_Y );
}
}
}
} );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public int listaFiguras ( ) {
cria_material.setSpecularColor ( Color.rgb ( 128, 0, 128 ) );
cria_material.setDiffuseColor ( Color.rgb ( 186, 85, 211 ) );
// Posiciona a esfera na horizontal e vertical
esfera.setLayoutX ( 60 );
esfera.setLayoutY ( 100 );
esfera.setMaterial ( cria_material );
move_esfera ( );
return 0;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
@Override
public void start ( Stage stage ) {
stage.setTitle ( "JAVAFX -
MOVENDO ESFERA 3D COM SETAS DO TECLADO" );
ctx.setStroke ( Color.PINK );
ctx.setLineWidth ( 10.0 );
ctx.strokeRoundRect ( 5, 5, 590, 290, 5, 5 );
ctx.setFont ( Font.font ( "Helvetica", FontWeight.BOLD,
FontPosture.ITALIC, 20 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ("JAVAFX -
MOVENDO ESFERA 3D COM SETAS DO TECLADO",25,40);
listaFiguras ( );
Informe ( );
root.getChildren ( ).addAll ( canvas, esfera );
stage.setScene ( scene );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String [ ] args ) {
launch ( args );
}
}
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