A líder mundial, a poderosa API do javaFx,
domina em todos os aspectos quando o assunto
é orientação a objetos.
A facilidade em manipulação de janelas
gráficas aliadas a gráficos modernos e avançados,
impressiona e incentiva a todos os que experimentam esta API.
Neste exemplo mostro como usar a classe label
do pacote javafx.scene.control para exibir um texto
ajustado num espaço específico da janela,
mas podemos ainda aplicar efeitos, ou adicionar
imagem gráfica usando o controle javaFx Label.
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
domina em todos os aspectos quando o assunto
é orientação a objetos.
A facilidade em manipulação de janelas
gráficas aliadas a gráficos modernos e avançados,
impressiona e incentiva a todos os que experimentam esta API.
Neste exemplo mostro como usar a classe label
do pacote javafx.scene.control para exibir um texto
ajustado num espaço específico da janela,
mas podemos ainda aplicar efeitos, ou adicionar
imagem gráfica usando o controle javaFx Label.
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
import javafx.application.Application;
import javafx.event.ActionEvent;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.scene.Node;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontWeight;
public class PROJETO extends Application {
public static Label lbl = new Label ( );
static Canvas canvas = new Canvas ( 620, 350 );
static GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D
( );
static Pane ro_ot = new Pane ( );
static Scene sce_ne = new Scene ( ro_ot, 620, 350 );
static Button btn_1 = new Button ( "CLICK -
ME" );
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void Informe ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 13 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "Por: ", 250, 275 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Samuel
Lima", 280, 275 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "sa_sp10@hotmail.com", 250, 290 );
}
//
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static Node Label_1 ( ) {
btn_1.setPrefWidth ( 100 );// Largura do botão
btn_1.setLayoutX ( 267 );// Posição do botão
coluna
btn_1.setPrefHeight ( 20 );// altura do botão
btn_1.setLayoutY ( 300 );// //Posição do botão
linha
btn_1.setStyle ( "-fx-padding:
1;" + "-fx-border-style: solid inside;"
+ "-fx-border-width:
2;" + "-fx-border-insets: 1;"
+ "-fx-border-radius:
1;" + "-fx-border-color: blue;"
+ "-fx-font-style:
italic;"
+ "-fx-font-family:
Consolas;"
);
btn_1.setOnAction ( new EventHandler < ActionEvent > ( ) {
@Override
public void handle ( ActionEvent event ) {
//Posiciona o label na
horizontal
lbl.setLayoutX ( 210 );
//Posiciona o label na
vertical
lbl.setLayoutY ( 150 );
//Determina o tipo e
tamanho da fonte
lbl.setFont ( new Font ( "Cambria", 30 ) );
//Aplica cor no rótulo
lbl.setTextFill ( Color.BLUE );
lbl.setText ( "Aprenda
javaFx" );
Informe ( );
}
} );
return btn_1;
}
//
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void start ( Stage stage ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 15 ) );
stage.setTitle ( "JAVAFX -
EXEMPLO DE LABEL" );
//Criando moldura e dando efeitos
ro_ot.setStyle ( "-fx-padding:
5;" + "-fx-border-style: solid inside;"
+ "-fx-border-width:
15;" + "-fx-border-insets: 5;"
+ "-fx-border-radius:
5;" + "-fx-border-color: black;"
+ "-fx-background:
#E0FFFF;");
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "JAVAFX -
EXEMPLO DE LABEL", 210, 50 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Clicke no botão
para exibir o texto", 210, 80 );
Label_1 ( );
ro_ot.getChildren ( ).addAll ( canvas, btn_1, lbl );
stage.setScene ( sce_ne );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String [ ] args ) {
Application.launch ( args );
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.