Criamos um rótulo e agora vamos
conceder conteúdo a este rótulo,
fazendo uso dos seguintes métodos da classe Label:
//define a legenda do rótulo.
setText ( String " " );
//define a cor do texto do rótulo.
setTextFill ( Color.XXX );
//Posiciona o label na horizontal
setLayoutX ( 210 );
//Posiciona o label na vertical
setLayoutY ( 110 );
Já podemos imprimir na janela uma mensagem
colorida e bem posicionada concedida a este rótulo,
Agora vamos invocar outros métodos e aplicar efeito,
acompanhe os resultados abaixo:
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo o vídeo do programa:
Veja abaixo o código do programa:
conceder conteúdo a este rótulo,
fazendo uso dos seguintes métodos da classe Label:
//define a legenda do rótulo.
setText ( String " " );
//define a cor do texto do rótulo.
setTextFill ( Color.XXX );
//Posiciona o label na horizontal
setLayoutX ( 210 );
//Posiciona o label na vertical
setLayoutY ( 110 );
Já podemos imprimir na janela uma mensagem
colorida e bem posicionada concedida a este rótulo,
Agora vamos invocar outros métodos e aplicar efeito,
acompanhe os resultados abaixo:
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo o vídeo do programa:
Veja abaixo o código do programa:
import javafx.animation.RotateTransition;
import javafx.application.Application;
import javafx.event.ActionEvent;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.scene.Node;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.effect.DropShadow;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontWeight;
import javafx.scene.transform.Rotate;
import javafx.util.Duration;
public class PROJETO extends Application {
public static Label lbl = new Label ( );
static Canvas canvas = new Canvas ( 620, 350 );
static GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D ( );
static Pane ro_ot = new Pane ( );
static Scene sce_ne = new Scene ( ro_ot, 620, 350 );
static Button btn_1 = new Button ( "CLICK -
ME" );
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void Informe ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 13 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "Por: ", 250, 275 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Samuel
Lima", 280, 275 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "sa_sp10@hotmail.com", 250, 290 );
}
//
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static Node Label_1 ( ) {
btn_1.setPrefWidth ( 100 );// Largura do botão
btn_1.setLayoutX ( 267 );// Posição do botão
coluna
btn_1.setPrefHeight ( 20 );// altura do botão
btn_1.setLayoutY ( 300 );// //Posição do botão
linha
btn_1.setStyle ( "-fx-padding:
1;" + "-fx-border-style: solid
inside;"
+ "-fx-border-width: 2;" + "-fx-border-insets:
1;"
+ "-fx-border-radius: 1;" + "-fx-border-color:
blue;"
+ "-fx-font-style: italic;"
+ "-fx-font-family: Consolas;"
);
btn_1.setOnAction ( new EventHandler < ActionEvent > ( ) {
@Override
public void handle ( ActionEvent event ) {
RotateTransition rotate = new RotateTransition ( );
// Definindo a duração da transição
rotate.setDuration ( Duration.millis ( 1000 ) );
DropShadow drop = new DropShadow ( );
drop.setOffsetX ( 2.0f );
drop.setOffsetY ( 4.0f );
drop.setColor ( Color.rgb ( 250, 50, 50, .688 ) );
//Posiciona o label na
horizontal
lbl.setLayoutX ( 210 );
//Posiciona o label na
vertical
lbl.setLayoutY ( 110 );
//Determina o tipo e
tamanho da fonte
lbl.setFont ( new Font ( "Cambria", 25 ) );
lbl.setEffect ( drop );
//Aplica cor no rótulo
lbl.setTextFill ( Color.BLUE );
lbl.setText ( "JavaFx é a
poderosa biblioteca do java." );
lbl.setPrefWidth ( 120 );
lbl.setWrapText ( true );
// Configurando o nó
para a transição
rotate.setNode ( lbl );
// Ajustando o eixo da
rotação
rotate.setAxis ( Rotate.Y_AXIS );
// Ajustando o ângulo
da rotação
rotate.setByAngle ( 360 );
// Definindo a
contagem de ciclos para a
// transição
rotate.setCycleCount ( 50 );
// Configurando o
valor do reverso automático
// para falso
rotate.setAutoReverse ( false );
rotate.play ( );
Informe ( );
}
} );
return btn_1;
}
//
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void start ( Stage stage ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 15 ) );
stage.setTitle ( "JAVAFX -
COLORINDO LABEL E APLICANDO EFEITO" );
//Criando moldura e dando efeitos
ro_ot.setStyle ( "-fx-padding:
5;" + "-fx-border-style: solid inside;"
+ "-fx-border-width:
15;" + "-fx-border-insets: 5;"
+ "-fx-border-radius:
5;" + "-fx-border-color: black;");
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "JAVAFX -
COLORINDO LABEL E APLICANDO EFEITO", 120, 50 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Clicke para
aplicar efeito no texto", 210, 80 );
//Determina o tipo e tamanho da fonte
lbl.setFont ( new Font ( "Cambria", 20 ) );
//Posiciona o label na horizontal
lbl.setLayoutX ( 170 );
//Posiciona o label na vertical
lbl.setLayoutY ( 90 );
lbl.setTextFill ( Color.BLACK );
lbl.setText ( "JavaFx é a
poderosa biblioteca do java." );
Label_1 ( );
ro_ot.getChildren ( ).addAll ( canvas, btn_1, lbl );
stage.setScene ( sce_ne );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String [ ] args ) {
Application.launch ( args );
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.