Depois de alguns dias sem postar nada,
apresento este excelente trabalho didático
de pesquisa em array de string com os recursos
da potente biblioteca javafx.
O programa conta com um menu de três opções,
scroll horizontal e vertical, janela de diálogo
e botões que são acionados a cada chamada do menu,
exceto no "Sair", que já sai direto.
Este botão está sendo utilizado para dar um clear
numa determinada parte da janela.
Exatamente a parte mais a direita onde são imprimidos
os resultados das pesquisas.
Além de imprimir as linhas que possuem a palavra
procurada, o programa marca ainda o número da linha
onde se encontra a palavra, numa cor diferente
das palavras exibidas pela procura.
Enfim, é que trago agora, se quiser saber de mais
detalhes acessem o link e copie o código e compile
em sua IDE favorita de java, bom é ter um conhecimento
mais elevado sobre java para que não tenham tantas
surpresas quanto ao seu funcionamento.
Veja abaixo imagens do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
apresento este excelente trabalho didático
de pesquisa em array de string com os recursos
da potente biblioteca javafx.
O programa conta com um menu de três opções,
scroll horizontal e vertical, janela de diálogo
e botões que são acionados a cada chamada do menu,
exceto no "Sair", que já sai direto.
Este botão está sendo utilizado para dar um clear
numa determinada parte da janela.
Exatamente a parte mais a direita onde são imprimidos
os resultados das pesquisas.
Além de imprimir as linhas que possuem a palavra
procurada, o programa marca ainda o número da linha
onde se encontra a palavra, numa cor diferente
das palavras exibidas pela procura.
Enfim, é que trago agora, se quiser saber de mais
detalhes acessem o link e copie o código e compile
em sua IDE favorita de java, bom é ter um conhecimento
mais elevado sobre java para que não tenham tantas
surpresas quanto ao seu funcionamento.
Veja abaixo imagens do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
import java.awt.Toolkit;
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Group;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.control.ScrollPane;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontWeight;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.concurrent.Task;
import javafx.event.ActionEvent;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.scene.control.Alert;
import javafx.scene.control.Alert.AlertType;
import javafx.scene.control.Menu;
import javafx.scene.control.MenuBar;
import javafx.scene.control.MenuItem;
import javafx.scene.control.TextInputDialog;
import javafx.scene.layout.BorderPane;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.geometry.Insets;
public class PROJETO extends Application {
static String [ ] texto = {
"
\n",
"Debaixo dumas mui formosas
tamareiras, \n",
"Estando já Berseba na escuridão. \n",
"As aves escutando, entre as
roseiras, \n",
"Se vê andar o patriarca Abraão. \n",
"Seu coração perante Deus está
aflito, \n",
"Pois quer que O sirvamos sem
murmuração; \n",
"E por amor pergunta ao Senhor
bendito: \n",
"O meu amado filho queres Tu,
então? \n",
"
\n",
"A voz de Jeová potente é
ouvida: \n",
"O teu Isaque oferece para Mim,
\n",
"Embora fiques com tu'alma
dolorida, \n",
"Pois te abençoo se fizeres tu
assim. \n",
"De abatido Abraão se torna
forte \n",
"E Canta hinos, pois com fé
medita já: \n",
"Deus pode o meu filho libertar
da morte! \n",
"E não temendo, segue para Moriá. \n",
"
\n",
"Ao pé do monte do supremo
sacrifício, \n",
"Profunda duvida entrou em Abraão: \n",
"Irei perder da minha vida o
beneficio? \n",
"E triste começou subir com
lentidão, \n",
"Pois ia dar, do coração a
esperança \n",
"- No seu outono, sacrifício
duma flor,& \n",
"Assim levou o seu cordeiro à
matança, \n",
"Em obediência ao mandato do
Senhor. \n",
"
\n",
"Isaque com a lenha, presto vai
na frente, \n",
"Oh! Quanto é formoso para Abraão! \n",
"Mas eis que volta p'ra seu pai
suavemente \n",
"E lhe dirige esta interrogação: \n",
"O fogo e a lenha estou vendo
que trouxemos, \n",
"Mas o cordeiro d'holocausto
onde está? \n",
"E a resposta de Abraão na Bíblia
temos: \n",
"Meu filho, Deus pra Si,
Cordeiro proverá \n",
"
\n",
"Chegando Abraão aonde Deus
mandara, \n",
"Fez um altar e nele a lenha
arrumou: \n",
"E a seu filho, que já dantes
amarrara, \n",
"Tomando nos seus braços sobre
o altar deitou\n",
"Mas quando Abraão foi para
imolá-lo, \n",
"O Anjo do Senhor bradou-lhe
desde os céus: \n",
"A tua mão, ó não estendas p'ra
matá-lo; \n",
"Porquanto eu agora sei que
temes Deus. \n",
"
\n",
"Erguendo Abraão seus olhos de
repente, \n",
"Vê um cordeiro, que no mato
preso está, \n",
"E o tomando, oferece-o
alegremente; \n",
"Assim No monte do Senhor se
proverá. \n",
"A voz do Anjo é ouvida
novamente; \n",
"Diz o Senhor: Porque fizeste
esta ação, \n",
"Deveras, Eu abençoarei a tua
semente, \n",
"E nela, as nações benditas se
farão. \n",
"
\n",
"O nosso Isaque oferecemos com
firmeza \n",
"No Moriá onde finda o
ideal, \n",
"Pois foi ali que alcançaram
fortaleza, \n",
"Os vencedores, sob canto
angelical; \n",
"Ali, o nosso Deus jurou
fidelidade, \n",
"Também os santos se encheram
de valor, \n",
"E só teremos a perfeita
santidade, \n",
"Depois que formos para o monte
do Senhor \n"};
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
static String [ ] oc = new String [ texto.length ];
static Stage stage;
static String pesq;
static String str = "";
static String str_1 = "";
static String str_2 = "";
static String str_3 = "";
static String str_4 = "";
static int i = 0, k = 0;
static Group root = new Group ( );
static Pane ro_ot = new Pane ( );
static Scene scene = new Scene ( root, 690, 390, Color.BLUE );
static Canvas canvas = new Canvas ( 2000, 2000 );
static GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D
( );
static ScrollPane s1 = new ScrollPane ( );
static BorderPane borderPane = new BorderPane ( );
static MenuBar menuBar = new MenuBar ( );
//
///////////////////////////////////////////////////////////////////
//Chamando uma função depois de um certo tempo
public static void Tempo_4 ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Tahoma", FontWeight.BOLD, 25 ) );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "MUITO
OBRIGADO", 380, 300 );
}
public static void Tempo_3 ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Tahoma", FontWeight.BOLD, 15 ) );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "Programador
em C/C++ e java", 400, 140 );
}
public static void Tempo_2 ( ) {
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "Samuel
Lima", 400, 120 );
}
public static void Tempo_1 ( ) {
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "Programa
criado por: ", 400, 100 );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
public static int Sleep ( int x, int k ){
Task < Integer > close = new Task < Integer > ( ) {
@Override
protected Integer call ( ) throws Exception {
Thread.sleep ( x );
return null;
}
};
close.setOnSucceeded ( c -> {
if ( k == 1 )
Tempo_1 ( );
if ( k == 2 )
Tempo_2 ( );
if ( k == 3 )
Tempo_3 ( );
if ( k == 4 )
Tempo_4 ( );
} );
new Thread ( close ).start ( );
return 0;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
public static int But_ton_2 ( ) {
//Botão declarado local
Button btn_2 = new Button ( "cls" );
btn_2.setPrefWidth ( 40 );// Largura do botão
btn_2.setLayoutX ( 623 );// Posição do botão
btn_2.setPrefHeight ( 24 );// altura do botão
btn_2.setLayoutY ( 343 );// //Posição do botão
btn_2.setOnAction ( new EventHandler < ActionEvent > ( ) {
@Override
public void handle ( ActionEvent event ) {
// Coluna, linha,
comprimento, altura
// Apagando uma linha
ou partes
ctx.clearRect ( 380, 50, 400, 1020 );
}
} );
root.getChildren ( ).add ( btn_2 );
return 0;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
public static int Menu_Bar ( ) {
EventHandler < ActionEvent > action = changeTabPlacement ( );
Menu menu = new Menu ( "Arq" );
MenuItem sair = new MenuItem ( "Sair" );
sair.setOnAction ( action );
menu.getItems ( ).add ( sair );
MenuItem pesq = new MenuItem ( "Pesq" );
pesq.setOnAction ( action );
menu.getItems ( ).add ( pesq );
MenuItem sobre = new MenuItem ( "Sobre" );
sobre.setOnAction ( action );
menu.getItems ( ).add ( sobre );
menuBar.getMenus ( ).add ( menu );
ro_ot.prefHeightProperty (
).bind ( scene.heightProperty ( ) );
ro_ot.prefWidthProperty ( ).bind ( scene.widthProperty ( ) );
borderPane.setTop ( menuBar );
return 0;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
private static int Imprime ( ) {
for ( i = 1; i < texto.length; i++ ) {
str = str + texto [ i ];
str_1 += i + "\n";
}
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( str, 55, 100 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( str_1, 30, 100 );
return 0;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
private static EventHandler < ActionEvent > changeTabPlacement ( ) {
return new EventHandler < ActionEvent > ( ) {
public void handle ( ActionEvent event ) {
MenuItem mItem = ( MenuItem ) event.getSource ( );
String side = mItem.getText ( );
if ( "Sair".equalsIgnoreCase ( side ) ) {
System.exit ( 0 );
}
if ( "Sobre".equalsIgnoreCase ( side ) ) {
int b = 0;
b = 1;
Sleep ( 800, b );
b = 2;
Sleep ( 1800, b );
b = 3;
Sleep ( 2800, b );
b = 4;
Sleep ( 3800, b );
But_ton_2 ( );
}
else if ( "Pesq".equalsIgnoreCase ( side ) ) {
TextInputDialog dialogoNome = new TextInputDialog ( );
dialogoNome.setTitle ( "Pesquisando
palavras" );
dialogoNome.setHeaderText ( "Digite uma
palavra " );
dialogoNome.setContentText ( "Palavra:
" );
dialogoNome.showAndWait ( ).ifPresent ( v -> pesq = v );
Alert alert = new Alert ( AlertType.INFORMATION );
alert.setTitle ( "Atenção" );
alert.setTitle ( "Atenção" );
alert.setHeaderText ( null );
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 15 ) );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
boolean achou = false;
for ( i = 1; i < texto.length; i++ ) {
if ( texto [ i ].contains ( pesq ) ){
achou = true;
str_2 += texto [ i ];
oc [ k ] = texto [ i ];
k++;
str_3 += i + "\n";
}
}
str_4 += k;
if( achou ){
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Pesquisas
realizadas", 450, 60 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( str_4, 390, 100 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "linhas possui
a palavra ", 420, 100 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( pesq, 580, 100 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( str_2, 415, 130 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( str_3, 390, 130 );
But_ton_2 ( );
}
else{
Toolkit.getDefaultToolkit ( ).beep ( );
ctx.setFill ( Color.MAGENTA );
ctx.fillText ( "Nenhuma ocorrência
da palavra ", 390, 150 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( pesq,600, 150 );
But_ton_2 ( );
}
str_2 = "";
str_3 = "";
str_4 = "";
pesq = "";
k = 0;
}
}
};
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
public static int Scrool_Pane ( ) {
s1.setPannable ( true );
s1.setLayoutX ( 20 );
s1.setLayoutY ( 20 );
s1.setPrefSize ( 660, 1960 );
s1.setPrefHeight ( 360 );
s1.setContent ( canvas );
root.getChildren ( ).add ( s1 );
return 0;
}
@Override
public void start ( Stage stage ) {
stage.setTitle ( "PESQUISANDO
STRING EM JAVAFX - AVANÇADO" );
stage.setScene ( scene );
stage.setResizable ( false );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.setFont ( Font.font ( "Serif", FontWeight.BOLD, 20 ) );
ctx.fillText ( "PESQUISANDO
STRING EM JAVAFX - AVANÇADO", 100, 30 );
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 15 ) );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Texto do
array", 40, 60 );
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Scrool_Pane ( );
Menu_Bar ( );
Imprime ( );
borderPane.setPadding ( new Insets ( 22, 0, 10, 22 ) );
root.getChildren ( ).add ( borderPane );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String [ ] args ) {
launch ( args );
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.