com o tamanho e a localização especificados
pelo programador.
Por padrão, um retângulo tem cantos agudos,
mas cantos arredondados podem ser obtidos facilmente
definindo as propriedades arcWidth e arcHeight
como valores positivos (> 0.0).
Neste exemplo estamos criando um quadrado
e rotacionando através da classe Rotate
e suas propriedades.
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
import javafx.scene.shape.Rectangle;
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontPosture;
import javafx.scene.text.FontWeight;
import javafx.scene.transform.Rotate;
import javafx.scene.transform.Scale;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.layout.Pane;
public class PROJETO extends Application {
Pane root = new Pane ( );
Canvas canvas = new Canvas ( 600, 310 );
GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D
( );
Scene scene = new Scene ( root, 600, 310, Color.CYAN );
Rectangle r = new Rectangle ( );
// criando a transformação de rotação
Rotate rotate = new Rotate ( );
// Criando a transformação de escala
Scale scale = new Scale ( );
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void Informe ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 13 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "Por: ", 250, 230 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Samuel
Lima", 280, 230 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "sa_sp10@hotmail.com", 250, 245 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( " MUITO
OBRIGADO", 250, 280 );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void start ( Stage stage ) {
// Usando fonte em italic
ctx.setFont ( Font.font ( "Helvetica", FontWeight.BOLD,
FontPosture.ITALIC, 15 ) );
stage.setTitle ( "JAVAFX -
DESENHANDO UM QUADRADO" );
// Criando moldura e dando efeitos
root.setStyle ( "-fx-padding:
5;"
+ "-fx-border-style: solid
inside;"
+ "-fx-border-width: 10;"
+ "-fx-border-insets: 5;"
+ "-fx-border-radius: 5;"
+ "-fx-border-color: black;" );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "JAVAFX -
DESENHANDO UM QUADRADO E ROTACIONANDO", 100, 50 );
// Localização horizontal do quadrado
r.setX ( 220 );
// Localização vertical do quadrado
r.setY ( 60 );
// Larguara do quadrado
r.setWidth ( 50 );
// Altura do quadrado
r.setHeight ( 50 );
// Colorindo o quadrado
r.setFill ( Color.BLUE );
// Define a cor do entorno do quadrado
r.setStroke ( Color.BLACK );
// Definindo o ângulo para a rotação
rotate.setAngle ( 45 );
// Definir pontos de articulação para a rotação
rotate.setPivotX ( 150 );
rotate.setPivotY ( 225 );
// Definindo as dimensões para a transformação
scale.setX ( 1.5 );
scale.setY ( 1.5 );
// Configurando o ponto de pivô para a
transformação
scale.setPivotX ( 300 );
scale.setPivotY ( 135 );
// Adicionando todas as transformações ao
quadrado
r.getTransforms ( ).addAll ( rotate, scale );
Informe ( );
stage.setScene ( scene );
root.getChildren ( ).addAll ( canvas, r );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String args ) {
launch ( args );
}
}
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.