se rendem aos encantos do JavaFX,
que é a maior API do momento para
criar janelas para desktop, mobile
e outros, apresento este interessante
programa, no qual estamos usando os
poderosos recursos do canvas para
desenhar partes de uma imagem e
apresentá-las em pontos estratégicos
com largura e altura previamente escolhido
por nós mesmos, acompanhe na imagem:
Veja abaixo uma imagem do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
import java.io.FileInputStream;
import java.io.FileNotFoundException;
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.image.Image;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontPosture;
import javafx.scene.text.FontWeight;
public class PROJETO extends Application {
Canvas canvas = new Canvas ( 600, 310 );
GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D ( );
Pane root = new Pane ( );
Scene scene = new Scene ( root );
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void Informe ( ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 13 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "Por: ", 50, 155 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Samuel
Lima", 80, 155 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "sa_sp10@hotmail.com", 50, 170 );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void start ( Stage stage ) throws FileNotFoundException {
// Carregando a imagem
Image image = new Image( new FileInputStream ("H:\\eclipse -
luna java\\"
+ "PROJETOS\\PROJETO\\src\\Foto\\números.png" ) );
stage.setTitle ( "JAVAFX -
DESENHANDO PARTES DE IMAGENS COM CANVAS" );
ctx.setFont ( Font.font ( "Helvetica", FontWeight.BOLD,
FontPosture.ITALIC, 12 ) );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "Imagem
original", 265, 65 );
// Imagem original
ctx.drawImage ( image, 210, 80, 200, 200 );
/*
Os
quatro primeiros parâmetros são:
Coluna
e linha, largura e altura de onde
pretende-se
iniciar o desenhao.
============================================
Os
quatro últimos parâmetros são:
Os
dois primeiros:
Coluna
e linha aonde se deseja aplicar o desenho da imagem
Os
dois últimos:
Largura
e altura da imagem a ser desenhada.
*/
ctx.fillText ( "Desenho do número
1", 48, 65 );
//Parâmetros para Desenhar o número 1
ctx.drawImage ( image, 0, 0, 65, 65, 95, 80, 32, 32 );
ctx.fillText ( "Desenho do número
4", 438, 65 );
//Parâmetros para Desenhar o número 4
ctx.drawImage ( image, 195, 0, 65, 65, 490, 80, 32, 32 );
ctx.fillText ( "Desenho do número
9", 48, 225 );
//Parâmetros para Desenhar o número 9
ctx.drawImage ( image, 0, 130, 65, 65, 95, 240, 32, 32 );
ctx.fillText ( "Desenho do símbolo
%", 438, 225 );
//Parâmetros para Desenhar o símbolo %
ctx.drawImage ( image, 195, 130, 65, 65, 490, 240, 32, 32 );
//Usando fonte em italic
ctx.setFont ( Font.font ( "Helvetica", FontWeight.BOLD,
FontPosture.ITALIC, 15 ) );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "JAVAFX -
DESENHANDO PARTES DE IMAGENS COM CANVAS", 90,35 );
//Criando uma moldura retangular em canvas
ctx.setStroke ( Color.BLUE );
ctx.setLineWidth ( 10.0 );
ctx.strokeRoundRect ( 10, 10, 580, 290, 10, 10 );
Informe ( );
root.getChildren ( ).add ( canvas );
stage.setScene ( scene );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String [ ] args ) {
Application.launch ( args );
}
}
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