Este interessante programa usa dois botões para chamar
duas vezes a teclar "ENTER" .
Na primeira chamada o array de inteiros tem todos os seus
elementos embaralhados, e na segunda, o programa escolhe
aleatoriamente um dos números contidos no array e lança
como limites dentro de um laço for para o total de elementos
embaralhados a imprimir.
Enquanto isto ocorre, uma variável contadora vai incrementando
a cada chamada da segunda tecla "ENTER", e quando ela
chega ao valor dez, a mensagem "Fim do programa" é imprimida
e pressionando mais uma vez a tecla "ENTER" o programa
é finalizado, veja agora mesmo como funciona.
Veja abaixo imagens do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
duas vezes a teclar "ENTER" .
Na primeira chamada o array de inteiros tem todos os seus
elementos embaralhados, e na segunda, o programa escolhe
aleatoriamente um dos números contidos no array e lança
como limites dentro de um laço for para o total de elementos
embaralhados a imprimir.
Enquanto isto ocorre, uma variável contadora vai incrementando
a cada chamada da segunda tecla "ENTER", e quando ela
chega ao valor dez, a mensagem "Fim do programa" é imprimida
e pressionando mais uma vez a tecla "ENTER" o programa
é finalizado, veja agora mesmo como funciona.
Veja abaixo imagens do programa em execução:
Veja abaixo o código do programa:
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Node;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.canvas.Canvas;
import javafx.scene.canvas.GraphicsContext;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.text.Font;
import javafx.scene.text.FontWeight;
import javafx.scene.input.KeyCode;
import java.util.Random;
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public class PROJETO extends Application {
static int c = 0, k = -1;
static boolean w = false;
public static int TAM = 10;
static Canvas canvas = new Canvas ( 620, 350 );
static GraphicsContext ctx = canvas.getGraphicsContext2D ( );
static Pane ro_ot = new Pane ( );
static Scene sce_ne = new Scene ( ro_ot, 620, 350 );
static Button btn_1 = new Button ( "TECLE
ENTER" );
static Button btn_2 = new Button ( "TECLE
ENTER" );
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static int emblhar ( int vet [ ] ) {
int i, temp, y;
Random random = new Random ( );
for ( i = 0; i < TAM; i++ ) {
y = random.nextInt ( TAM );
temp = vet [ i ];
vet [ i ] = vet [ y ];
vet [ y ] = temp;
}
return i;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static Node But_ton_2 ( int vet [ ] ) {
btn_2.setPrefWidth ( 100 );// Largura do botão
btn_2.setLayoutX ( 267 );// Posição do botão
coluna
btn_2.setPrefHeight ( 20 );// altura do botão
btn_2.setLayoutY ( 300 );// //Posição do botão
linha
btn_2.setStyle ( "-fx-padding:
1;" + "-fx-border-style: solid
inside;"
+ "-fx-border-width: 2;" + "-fx-border-insets:
1;"
+ "-fx-border-radius: 1;" + "-fx-border-color:
red;"
+ "-fx-font-style: italic;"
+ "-fx-font-family: Consolas;"
);
btn_2.setOnKeyPressed ( e -> {
StringBuilder st = new StringBuilder ( );
int i;
if ( e.getCode ( ) == KeyCode.ENTER ) {
emblhar ( vet );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Embaralhando
abaixo o array de inteiros", 190, 140 );
for ( i = 0; i <= 9; i++ ) {
st.append ( vet [ i ] + " " );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( " " + st, 190, 170 );
}
w = true;
}
if ( w == true ){
btn_2.setDisable ( true );
But_ton_3 ( vet );
}
ro_ot.getChildren ( ).addAll ( btn_1 );
} );
return btn_2;
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static Node But_ton_3 ( int vet [ ] ) {
btn_1.setPrefWidth ( 100 );// Largura do botão
btn_1.setLayoutX ( 267 );// Posição do botão
coluna
btn_1.setPrefHeight ( 20 );// altura do botão
btn_1.setLayoutY ( 300 );// //Posição do botão
linha
btn_1.setStyle ( "-fx-padding:
1;" + "-fx-border-style: solid
inside;"
+ "-fx-border-width: 2;" + "-fx-border-insets:
1;"
+ "-fx-border-radius: 1;" + "-fx-border-color:
blue;"
+ "-fx-font-style: italic;"
+ "-fx-font-family: Consolas;"
);
btn_1.setOnKeyPressed ( e -> {
StringBuilder st = new StringBuilder ( );
int a = 1, b, i;
if ( e.getCode ( ) == KeyCode.ENTER ) {
c++;
System.out.print ( c );
if ( c == 11 ){
System.exit ( 0 );
}
a = emblhar ( vet );
for ( i = 0; i < 9; i++ ) {
// Coluna, linha,
comprimento, altura
ctx.clearRect ( 190, 190, 300, 30 );
ctx.clearRect ( 190, 220, 300, 20 );
st = new StringBuilder ( );
a = 0;
a = vet [ i ];
st.append ( a );
}
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Vou imprimir ", 200, 200 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( " " + st, 290, 200 );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( " elementos", 320, 200 );
st = new StringBuilder ( );
for ( b = 1; b <= a; b++ ) {
st.append ( vet [ b ] + " " );
}
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( " " + st, 200, 230 );
ctx.clearRect ( 190, 250, 20, 20 );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( " " + c + "ª", 190, 260 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( " impressão", 220, 260 );
if ( c == 10 ){
ctx.setFill ( Color.BLACK );
ctx.fillText ( "Fim do
programa", 260, 290 );
}
}
} );
return btn_1;
}
//
////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public void start ( Stage stage ) {
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 15 ) );
stage.setTitle ( "JAVAFX -
INVOCANDO VALORES ALEATORIAMENTE" );
//Criando moldura e dando efeitos
ro_ot.setStyle ( "-fx-padding:
5;" + "-fx-border-style: solid inside;"
+ "-fx-border-width:
12;" + "-fx-border-insets: 5;"
+ "-fx-border-radius:
5;" + "-fx-border-color: black;" );
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( "JAVAFX -
INVOCANDO VALORES ALEATORIAMENTE", 130, 50 );
String st = " ";
ctx.setFont ( Font.font ( "Arial", FontWeight.NORMAL, 15 ) );
ctx.setFill ( Color.BLUE );
ctx.fillText ( "Imprimindo
abaixo o array de inteiros", 190, 80 );
ctx.setFill ( Color.BLACK );
int vet [ ] = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 };
int i;
for ( i = 0; i < TAM; i++ ) {
st += vet [ i ] + " ";
}
ctx.setFill ( Color.RED );
ctx.fillText ( st, 190, 110 );
But_ton_2 ( vet );
ro_ot.getChildren ( ).addAll ( canvas, btn_2 );
stage.setScene ( sce_ne );
stage.show ( );
}
//
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
public static void main ( String [ ] args ) {
Application.launch ( args );
}
}
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